Bom pra tentar diminuir essas duvidas e esclarecer melhor o funcionamento do bom e velho (pelo menos no meu caso) carrinho, vou tentar desvendar esses misterios nao misteriosos em alguns posts.
encontrei por ai um que divide o carro em seus respectivos sistemas, assim fica mais facil a compreensão, parte por parte.
Por Marcos Duarte
Os principais sistemas do carro são:
-Motor: (dividido em sistema de alimentação, ignição e lubrificação) responsável por transformar energia térmica (queima do combustível) em energia mecânica (movimento do carro);
-Transmissão: responsável por transmitir a força do motor até as rodas (Embreagem, caixa de marchas, cardan…);
-Direção: transmite os comandos do condutor ao veículo;
-Freios: dividido em 3 sistemas, freio de serviço (pedal do carro), freio de estacionamento (freio de “mão”) e freio motor (redução de marchas do veículo);
-Chassi: peça principal do carro;
-Sistema Elétrico: têm a função de gerar/armazenar/distribuir energia para todas as funções do carro;
-Sistema de Distribuição: distribui mistura (ar + combustível) para o motor e elimina os gases produzidos pela queima do combustível;
-Sistema de Arrefecimento: reduz o calor produzido em excesso pelo motor através de água ou ar (carros mais antigos e motos);
-Carroceria: dividida em motor, local de passageiros e carga (porta-mala);
-Sistema de Rodagem: dividido em rodas e pneus.
O carro evoluiu muito nas últimas décadas de forma que foram criados sistemas mais inteligentes e eficientes (injeção eletrônica) em detrimento dos menos eficientes (carburador). A preocupação ambiental está iminente também em peças como o catalizador que busca diminuir a emissão de gases poluentes à atmosfera.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário