É o sistema composto por dispositivos de acionamento (mecânico ou hidráulico) e de atrito que diminuem as rotações das rodas. Sempre que for necessário reduzir a velocidade do veículo, ou mesmo paralisá-lo por completo, utiliza-se o sistema de freio. Esta diminuição na velocidade do veículo é feita por atrito entre as pastilhas (“lonas” ou “sapatas” de freio) e discos ou tambores (“panelas”).
Prevenção
Evite apoiar ou descansar o pé no pedal de freio;
Sempre que possível, utilize também a redução das marchas para desacelerar o veículo;
Em descidas, sempre ande com o veículo engrenado (com marcha engatada). Usar somente os freios sobrecarrega o sistema, causando superaquecimento, diminuindo sua eficiência.
Sinais de problemas
Ruído ao acionar os freios, pedal oscilando, volante “puxando” para um dos lados, alavanca muito alta ou diminuição da eficiência dos freios indicam fim da vida útil dos componentes e necessitam de intervenção urgente, pois trata-se de um importante item de segurança.
Manutenção
A revisão periódica do sistema de freios, com a troca dos componentes de desgaste como pastilhas, cabos, cilindros, discos, entre outros, garantem segurança e evitam acidentes.